August 9, 2014

Cárcere das Almas - Cruz e Sousa

Cárcere das Almas

Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,
Soluçando nas trevas, entre as grades
Do calabouço olhando imensidades,
Mares, estrelas, tardes, natureza.

Tudo se veste de uma igual grandeza

Quando a alma entre grilhões as liberdades
Sonha e, sonhando, as imortalidades
Rasga no etéreo o Espaço da Pureza.

Ó almas presas, mudas e fechadas

Nas prisões colossais e abandonadas,
Da Dor no calabouço, atroz, funéreo!

Nesses silêncios solitários, graves,

que chaveiro do Céu possui as chaves
para abrir-vos as portas do Mistério?!

Cruz e Sousa




Um bom final de semana a todos!
Bjs

13 comments:

  1. Tocante e profundo poema, adoro esta temática sombria nos versos....recheados de sensações e mistérios. Ótima poesia *--*

    Abraços e um bom final de semana, espero sua visita.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fico feliz que tenha gostado..
      Seja bem-vinda! Tenha uma boa semana.. Abraços

      Delete
  2. Seus poemas são tão sensíveis e sombrios, mas de uma forma linda. Esse sobre uma alma presa é belíssimo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada! Porém este poema não é de minha autoria, é de Cruz e Sousa.
      De qualquer forma, obrigada pelo gentil comentário. :)
      Um grande abraço

      Delete
  3. Muito bom, Vane. Tou achando o estilo muito parecido com o de Augusto do Anjos. Seguiam a mesma escola? Ouvi i falar que augusto dos Anjos não estava ligado a nenhuma escola literária. Originalíssimo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Fábio
      Acredito que ambos os autores escreviam muitas vezes sobre temas similares.. talvez esteja aí a semelhança entre eles.
      Tenha uma boa semana :) Um grande abraço

      Delete
  4. Muito lindo este soneto! Pra mim Cruz e Sousa foi o maior poeta simbolista que já existiu!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Concordo, é um dos maiores poetas deste período!
      Obrigada pela visita :) Um abraço

      Delete
  5. Eu era apaixonada pelo meu professor de literatura no primeiro ano né, e ele era apaixonado por simbolismo, e louco tarado por Cruz e Souza, então eu acabei lendo muita coisa do cara pra impressionar o prof. Daí que eu conhecia esse poema, que é o máximo, a propósito. Eu logicamente não peguei meu professor, o que foi profissional da parte dele, mas Cruz e Souza foi uma coisa boa que tirei dessa historia toda. Na verdade, Cruz e Souza foi a coisa mais útil que eu já tirei de uma crush dessas. kkkkkkkkkk

    ReplyDelete
    Replies
    1. kkkk que situação..já passei por algo parecido. Mas pelo menos vc conheceu um ótimo autor! ^^

      Tenha um ótima fds...um abraço

      Delete
    2. Com certeza! Leio Cruz e Souza até hoje! Na verdade, até comprei uma coletânea de poesias do cara rs
      Qd atualizar me avisa, Vane!

      Delete
  6. Ah, já comentei. Aproveitei pra dar uma ouvida na musica do blog, Vane, já sabe que eu gosto, combina perfeitamente com esse espaço elegante e acolhedor, cria toda uma atmosfera de paz, relaxa. (Trovões... Tarde está fria, está chovendo lá fora...) Devo tê-la baixado, mas por precaução, qual é o nome dela?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Fábio
      Fico feliz que goste desta música.. :)
      Chama-se Tears of a Dead God, e é da banda Drowning The Light.
      Recentemente descobri que esta versão trata-se de um cover, a música original chama-se One Man's Dream, e é do compositor Yanni.

      Tenha um ótimo domingo..
      Um abraço!

      Delete