May 17, 2013

Annabel Lee - Edgar Allan Poe

Um de meus poemas favoritos de Poe, "Annabel Lee" :)


Annabel Lee

Foi há muitos e muitos anos já, 
Num reino de ao pé do mar.
Como sabeis todos, vivia lá
Aquela que eu soube amar;
E vivia sem outro pensamento
Que amar-me e eu a adorar. 

Eu era criança e ela era criança, 
Neste reino ao pé do mar;
Mas o nosso amor era mais que amor --
O meu e o dela a amar;
Um amor que os anjos do céu vieram
a ambos nós invejar. 

E foi esta a razão por que, há muitos anos, 
Neste reino ao pé do mar,
Um vento saiu duma nuvem, gelando
A linda que eu soube amar;
E o seu parente fidalgo veio
De longe a me a tirar,
Para a fechar num sepulcro
Neste reino ao pé do mar.

E os anjos, menos felizes no céu, 
Ainda a nos invejar...
Sim, foi essa a razão (como sabem todos,
Neste reino ao pé do mar)
Que o vento saiu da nuvem de noite
Gelando e matando a que eu soube amar. 

Mas o nosso amor era mais que o amor 
De muitos mais velhos a amar,
De muitos de mais meditar,
E nem os anjos do céu lá em cima,
Nem demônios debaixo do mar
Poderão separar a minha alma da alma
Da linda que eu soube amar. 

Porque os luares tristonhos só me trazem sonhos 
Da linda que eu soube amar;
E as estrelas nos ares só me lembram olhares
Da linda que eu soube amar;
E assim estou deitado toda a noite ao lado
Do meu anjo, meu anjo, meu sonho e meu fado,
No sepulcro ao pé do mar,
Ao pé do murmúrio do mar. 

Edgar Allan Poe




Um bom final de semana a todos! Abraços. 

11 comments:

  1. Replies
    1. Olá! Grata por sua visita e comentário ^^
      Um abraço.

      Delete
  2. Replies
    1. Concordo, é um de meus escritores favoritos!
      Obrigada pela visita Renan,
      Um abraço..

      Delete
  3. É tão profundo...que toca o nosso coração!!!!
    Parabéns pela escolha...super se encaixou com essa imagem!!!
    Bjos Vane,querida

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Natasha
      Realmente, esse é um dos poemas mais profundos de Poe.. um de meus favoritos.. fico feliz que tenha gostado!
      Obrigada pela visita e comentário, seja sempre bem-vinda! :)
      Bjs

      Delete
  4. Desejando um perfeito domingo, querida mademoiselle !!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Um ótimo domingo a vc também, Lord
      Um abraço.

      Delete
  5. Bom dia Poetisa.. que maravilha ir encontrando os belos poemas deste saudoso autor aqui...
    muito me encantam os poemas dele... tinha um lado sombrio nos contos, mas sabia ser doce nos poemas... abraços Vanessa.. lindo dia a vc

    ReplyDelete
    Replies
    1. Concordo, poeta..
      Há doçura e encanto em "Annabel Lee"; sem dúvida está entre meus poemas favoritos de Poe!
      Tenha um belo dia também.. Até logo

      Delete