March 28, 2013

O Vampiro - Charles Baudelaire

O Vampiro

Tu que, como uma punhalada,
Entraste em meu coração triste;
Tu que, forte como manada
De demônios, louca surgiste,

Para no espírito humilhado 
Encontrar o leito e o ascendente;
- Infame a que eu estou atado 
Tal como o forçado à corrente, 

Como ao baralho o jogador, 
Como à garrafa o borrachão, 
Como os vermes a podridão, 
- Maldita sejas, como for! 

Implorei ao punhal veloz 
Que me concedesse a alforria, 
Disse após ao veneno atroz 
Que me amparasse a covardia. 

Ah! pobre! o veneno e o punhal 
Disseram-me de ar zombeteiro: 
"Ninguém te livrará afinal 
De teu maldito cativeiro. 

Ah! imbecil - de teu retiro 
Se te livrássemos um dia, 
Teu beijo ressuscitaria
O cadáver de teu vampiro!

Charles Baudelaire


Vampire I, por Edvard Munch

8 comments:

  1. Magnifico...como só ele sabe escrever!


    -___-

    ReplyDelete
    Replies
    1. Realmente, Baudelaire escreve de uma maneira única..
      Obrigada pela visita!
      Um grande abraço

      Delete
  2. Excelente post Vane, muchas gracias por compartirlo. Te quiero invitar a mi nuevo Blog de Cine de Terror que seguramente te gustará, espero tus comentarios en:
    http://terror-en-el-cine.blogspot.com/

    Un gran saludo, Oz.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá! Gostei de novo blog, estarei acompanhando.
      Bjs

      Delete
  3. Tão deliciosamente belo!!!!

    Obrigada pela partilha!

    Kiss*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá! Obrigada pela visita e comentário :)
      Tenha uma ótima tarde.. Bjs

      Delete
  4. Olá Vane!

    Uma pérola; somente Baudelaire seria capaz de resgata-la da hermética alma humana.

    Postei-a em meu blog, está no endereço abaixo, espero que goste.

    Espaço Intuição

    Abraços.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Joandre!
      De fato, Baudelaire se expressa em seus escritos de tal maneira que poucos autores são capazes.. esse é um de meus poemas favoritos.
      Um abraço!

      Delete